08

jan
2019

Tudo que você precisa saber para tirar seu passaporte!

Postado Por : admin/ 265

Tirar seu passaporte pode parecer algo muito burocrático, mas fique calmo! É bem mais simples do que você imagina e separamos as principais informações para te auxiliar nesse processo. Confira!

Qual a documentação necessária para requerer um passaporte?

– Documento de identidade

– CPF

– Passaporte antigo (se houver)

– Comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU

 

Desde 29 de dezembro de 2017 a consulta à quitação eleitoral e à situação junto ao serviço militar é feita no momento do atendimento. Devido a isso, não é necessário levar título de eleitor ou comprovante de quitação com o serviço militar.

Lembrando que, todos os documentos devem ser originais.

Foto: Pedro França/Agência Senado

Como solicitar o passaporte?

O processo começa no site da Polícia Federal, onde o interessado deve preencher o formulário eletrônico de solicitação. Caso queira renovar seu passaporte é preciso seguir o mesmo procedimento.

Você irá digitar seus dados pessoais no formulário e ao clicar em “próximo”, irá inserir os dados do seu documento de identidade. É obrigatório enviar os dados da certidão de nascimento para os menores de 12 anos e de casamento para quem for casado.

Se este será seu primeiro passaporte, selecione a opção “nunca teve passaporte comum, de emergência, para estrangeiro ou laissez-passer brasileiro”.

Se pretende renovar o passaporte, selecione entre as outras opções a que mais atende sua necessidade.  No campo “dados complementares”, preencha sua profissão, seu e-mail e seu endereço. Caso o passaporte seja para um menor de idade, um campo com “Autorização de Viagem para Menor” irá aparecer. Nele será exigido que uma das três opções existentes seja selecionada.

Fonte: Polícia Federal

Escolha a cidade onde deseja ser atendido na última tela do formulário. Após preencher todos os dados, você irá escolher o posto do Departamento de Polícia Federal (DPF) mais perto de sua localidade para entregar os documentos pessoalmente e retirar seu passaporte em mãos. É preciso agendar uma data de apresentação em algumas unidades do DPF.

 

Pagamento da taxa para concessão

Depois de completar seu cadastro, o site irá emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Você deverá imprimir ou salvar o boleto em seu computador ou smartphone e efetuar o pagamento até o vencimento.

O valor da taxa de concessão do passaporte é de aproximadamente R$ 257,25. Leve o comprovante de pagamento impresso ao Departamento da Polícia Federal. Apenas depois do pagamento da taxa é possível agendar um horário no site da PF para entregar seus documentos.

 

Entrega dos documentos

Vá até o posto do Departamento de Polícia Federal na data e horário agendados previamente. Leve a documentação original exigida, o comprovante da GRU e seu protocolo de solicitação.

Não é necessário levar uma fotografia 3×4, pois sua foto será feita no momento em que você for chamado para apresentar seus documentos. Além disso, também serão colhidas suas digitais e assinatura. Para renovar o passaporte é preciso levar o documento anterior, mesmo que ele ainda esteja válido.

Após o atendimento você terá de aguardar a data para retirar seu passaporte. O prazo pode variar bastante, pois há épocas em que há muitas solicitações e o sistema sobrecarrega.

 

Retirando o passaporte

Com RG e protocolo (entregue no dia da apresentação de documentos) em mãos, compareça na PF no horário e local indicados. Você está pronto para viajar! Conheça nossos pacotes e viva grandes momentos e experiências marcantes. Fale conosco!


Procurando dicas para sua próxima viagem? Continue acompanhando nosso Blog!